Aberta ao público desde maio de 1973, seu nome é uma homenagem a Jenny Klabin Segall, escritora, tradutora de clássicos do teatro alemão e francês, esposa de Lasar Segall e idealizadora do Museu. Não há sistema de empréstimo, mas é oferecido serviço de cópias reprográficas, dentro dos limites da legislação vigente sobre o direito autoral e da política de conservação do acervo. A Biblioteca participa da REDARTE-SP – Rede de Informação em Arte da Cidade de São Paulo e da BIBLIOCI – Rede de Bibliotecas Iberoamericanas de Cine.

Na Biblioteca Jenny Klabin Segall você encontra um acervo único nas áreas das Artes do Espetáculo (Cinema, Teatro, Rádio e Televisão, Dança, Ópera e Circo) e de Fotografia. A Biblioteca possui também a mais completa documentação sobre a vida e a obra de Lasar Segall.

O acervo conta com mais de 530 mil itens entre livros, periódicos, folhetos, teses, catálogos, programas de espetáculos, cartazes, fotos, press-releases, CD-Roms, artigos de jornal, etc.

Consulte nosso catálogo online.

 

Atendimento

A consulta à Biblioteca deve ser agendada pelo e-mail: bjks@mls.gov.br

Acervo
Teatro | Dança | Ópera | Circo

O acervo nessas áreas foi formado a partir da coleção de Jenny Klabin Segall e dos críticos teatrais Lopes Gonçalves e Anatol Rosenfeld, e do professor Georges Readers. Vem sendo enriquecido com importantes aquisições de livros e periódicos tanto por compra como por doação.
Conta com mais de 25 mil textos teatrais, além de uma coleção única de programas e críticas de encenações que testemunham a história do teatro, da dança e da ópera em São Paulo e em outras partes do Brasil.

Colabore com a complementação dessa documentação doando programas de espetáculos.

Cinema | Televisão | Rádio

Detentora de coleções completas dos principais títulos de periódicos, e dispondo em suas estantes dos mais importantes títulos da enorme produção bibliográfica sobre o audiovisual no Brasil e no mundo, é possível também encontrar no acervo da Biblioteca uma grande diversidade de fontes de pesquisa, dos quais se destacam folhetos, roteiros, scripts de rádio, fichas técnicas de filmes e uma documentação jornalística única sobre cinema, rádio e televisão brasileiros.

Fotografia

Dentre os poucos acervos especializados em fotografia na cidade de São Paulo, o acervo da Biblioteca Jenny Klabin Segall é um dos mais antigos e completos. Uma documentação especial reunindo recortes de jornal sobre fotógrafos e catálogos de exposições fotográficas nacionais e estrangeiras complementa a extensa coleção de livros e periódicos nacionais e estrangeiros.

Documentação Lasar Segall

Esta documentação, com mais de 6.000 itens, é formada por livros, catálogos de exposições individuais, coletivas e de leilão, artigos de jornais e revistas, convites, álbuns, cartazes, calendários e textos inéditos que citam Lasar Segall.

Arquivo Museu Lasar Segall

Instituído em 1992, o Arquivo Museu Lasar Segall reúne, processa, avalia, conserva e divulga a documentação relativa à administração, história e funcionamento do museu no decorrer do tempo. O trabalho de organização dessa documentação promoveu também a racionalização da produção cotidiana de documentos em todo o seu ciclo vital: fase corrente e intermediária, tendo em vista o descarte ou o recolhimento ao arquivo permanente, ou histórico. Todo esse trabalho é realizado para que esses documentos, em sua organicidade, permitam o resgate da memória da instituição e sejam também geradores de conhecimento sobre ela.